Baixo teor de carboidratos é a melhor dieta para perda de peso - Novo estudo apregoa dieta com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos

Cientistas acabam de provar que uma dieta baixa em carboidratos é o caminho a percorrer

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Foto: Getty

Descobrir quais dietas, alimentos e regimes de exercícios na realidade promover a perda de peso mais eficaz e a saúde geral pode ser difícil, especialmente quando parece que a cada dois dias um novo estudo faz uma afirmação conflitante. Mas agora os especialistas estão insistindo que talvez a tática de dieta mais clássica - consumir baixo teor de carboidratos - realmente tenha a ciência para apoiá-la. E mais: não só nos ajuda a perder peso, mas também é bom para nós. (E sim, há um enorme diferença entre os dois.)

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Um novo estudo que recebeu atenção de O jornal New York Times , NPR , e CBS mostra que as pessoas que comem mais gorduras (mesmo aquelas da mais temida variedade saturada) e menos carboidratos têm menos gordura corporal e menos riscos cardiovasculares do que aquelas que seguem uma dieta pobre em gorduras. Em outras palavras, a dieta Atkins acaba de ganhar um grande plug.

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No estudo, um grupo foi instruído a seguir uma dieta de baixo teor de gordura por um ano, enquanto outro foi instruído a seguir uma dieta de baixo teor de carboidratos, ambos com restrições específicas estabelecidas por nutricionistas. E enquanto 79% acabaram ficando com baixo teor de carboidratos contra 82% que mantiveram baixo teor de gordura, as pessoas que comeram menos carboidratos perderam em média 5,5 quilos naquele ano. O grupo de baixo teor de gordura teve uma perda média de apenas quatro libras.

A única exceção a essa nova regra de 'todas as gorduras são boas' é a gordura trans, que mais frequentemente vemos como 'óleo parcialmente hidrogenado' em gorduras e alimentos altamente processados. Mas os especialistas envolvidos no estudo ficaram chocados ao descobrir que a gordura saturada - encontrada em produtos lácteos e óleos vegetais - é não algo a ser geralmente evitado, como se pensava anteriormente.

Mas por que, novamente, devemos confiar neste estudo em particular, quando recebemos informações conflitantes sobre a maneira como devemos comer quase diariamente? É porque a forma como esta pesquisa foi conduzida a diferencia das demais. Em primeiro lugar, foi realizado em torno de um grupo de 150 homens e mulheres racialmente diversos, o que aparentemente é muito raro neste tipo de estudos. Esse grupo também seguiu as restrições por um ano, o que é considerado um longo prazo para pesquisas sobre dieta. E, finalmente, ao contrário da grande maioria dos testes de perda de peso, os participantes não foram instruídos a restringir suas calorias de forma alguma.

Isso é definitivamente importante e, com sorte, acabará com o medo da gordura de uma vez por todas. (Coma aquele óleo de coco em vez de apenas colocá-lo no corpo todo! Basta olhar para Miranda Kerr! ) Mas ainda observaremos que, no final do dia, é mais importante praticar a moderação e escolher um estilo de vida saudável em geral, em vez de criticar certos níveis de macronutrientes. É mais provável que você mantenha naquela a longo prazo - e isso não o deixará louco no processo.

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