Sane Food

Sane Food

standard-body-content '> Cortesia de Almay.com, Corbis e Getty ImagesEu tentei. Realmente, eu tenho. Mas eu simplesmente não consigo fazer isso. A motivação não é o problema. eu quer ser um Slow Foodie. Eu quero plantar uma -horta orgânica e compostar minhas sobras e pêssegos e tomates no final do verão e preparar minha própria maionese para fazer salada de ovo com os ovos que eu colhi naquele dia em meu galinheiro e sirva em massa orgânica- pão de grãos Eu mesmo assei no forno especial do quintal que eu mesmo construí. Com tijolos eu me despedi. Feito de argila, eu mesmo extraí. Isso, para mim, soa como uma viagem direto para Funville, EUA, como chocolate-marshmallow - sexo coberto, e não, não estou sendo sarcástico. Amo cozinhar, adoro jardinagem, adoro trabalho físico, adoro levar uma ideia ética à beira de ser completamente maluca. Ame. Isto. Isso é tão minha coisa.

A informação não é o problema. Eu li todas as Bíblias de comida eco-chique mais vendidas: Barbara Kingsolver's Animal, vegetal, milagre , sobre o ano que ela passou comendo alimentos locais, a maioria dos quais ela cultivou ou criou e abateu a si mesma, e o novo Em defesa da comida: o manifesto de um comedor , um livro criticando a indústria de alimentos processados ​​e exortando os leitores a retornar à nossa herança culinária esquecida. Sou uma ardente seguidora de Alice Waters. Meu marido zomba de mim por constantemente puxar sua última oferta, A arte da comida simples: notas, lições e receitas de uma deliciosa revolução , para ler na cama, como uma coleção de contos de fadas ou erotismo.

Ainda assim, embora nós, nos EUA, possamos estar falando de peru criado de forma sustentável, na verdade somos uma nação de fast-food. O americano médio come mais de meio quilo de carne por dia, a grande maioria produzida em fazendas. A comida caseira está diminuindo; um estudo do governo de 2001 descobriu que menos de um terço dos lares americanos cozinham duas refeições por dia ou mais. E depois de 17 anos de promoção governamental intensiva do consumo de vegetais por meio do programa 5 por dia, menos de um quarto de nós realmente alcançou essa meta. Nos últimos 30 anos, à medida que nosso consumo calórico aumentou, também aumentaram nossas taxas de obesidade e diabetes.

Sou um bom exemplo dessa crise de identidade culinária: até recentemente, meu marido e eu comíamos comida no Burger Heaven, nosso restaurante local, quase todas as noites. Digo 'quase' porque algumas noites pedíamos comida chinesa. Comemos no sofá, em silêncio, a TV ligada, toalhas de papel enfiadas na parte de cima do pijama para protegê-los das gotas de ketchup e graxa que caíam de nossas bocas. Depois, ia para a cama, lia Waters e reclamava que estava me sentindo gorda.



Mas então algumas coisas aconteceram: primeiro, engravidei do meu segundo filho e tive que pensar mais sobre o que estava comendo. E então a economia vacilou, fazendo-me pensar mais sobre o que estava gastando. Eu somei: mais de US $ 20.000 por ano em três refeições diárias de uma merda de comida para viagem. Algo precisava ser feito. Então peguei meus livros, dei uma olhada nas últimas novidades em ciência alimentar, liguei para minha mãe (uma nutricionista registrada) para me encorajar e criei meu próprio regime. Não é fast food, não é Slow Food - vamos chamá-lo de comida sã: um conjunto de diretrizes para cortar orçamento, cortar gordura e economizar saúde para a mulher moderna que gostaria de comer bem, mas não está inclinada a abater sua própria vaca, reduzi-la carreira para arranjar tempo para ensopar feijão ou plantar ruibarbo no seu pátio.

1. Cozinhe o máximo possível, usando ingredientes não processados ​​e grãos inteiros. A maioria dos alimentos embalados e de restaurantes tem gosto bom por três razões: gordura, sal e açúcar. E quando você come alimentos preparados, você perde o controle não apenas dos ingredientes, mas do tamanho da porção. Além disso, descobri que quando eu mesmo preparo algo, o cheiro e a sensação da comida enquanto a preparo me saciam parcialmente. Quando me sento para comer, meu apetite está mais contido.

De um ângulo mais científico, Pollan apresenta um caso convincente em seu novo livro de que os alimentos processados ​​- especialmente aqueles considerados saudáveis ​​- estão nos matando. Ele escreve que quando o governo pediu um menor consumo de gordura saturada na década de 1970, com base em dados (agora parcialmente desacreditados) que mostram que uma dieta rica em gordura pode contribuir para doenças cardíacas, os processadores de alimentos começaram a desenvolver versões com baixo teor de gordura de favoritos como bacon e biscoitos. Assim nasceram o SnackWell's e o bacon de peru. Esses alimentos de imitação encorajam os consumidores a comprar em vez de fazê-los porque, bem, como diabos você faz bacon de um peru? Mas cheios como estão com xarope de milho, sabores artificiais ou conservantes, esses itens são, no mínimo, piores para você do que a junk food que procuravam substituir. Fique com a coisa real - sempre tem um gosto melhor de qualquer maneira.

2. Tudo bem se você não tiver um porco no freezer.

Pollan escreve que cozinhar em casa é mais saudável para você, a menos que 'você seja o tipo de cozinheiro que começa com uma lata de sopa de cogumelos com creme Campbell, caso em que todas as apostas estão canceladas'. Ele também sugere que você armazene um porco criado eticamente em seu freezer e forragem para suas próprias verduras e cogumelos. Alice Waters incentiva os leitores a desistir do Cuisinart em favor do almofariz e do pilão. Kingsolver escreve sobre sua culpa por não ser capaz de cultivar seus próprios grãos de café, sendo forçada, em vez disso, a comprar os orgânicos de comércio justo. Tenho me esforçado para seguir esse tipo de conselho. Eu me inscrevi para participar de uma organização agrícola apoiada pela comunidade (ou CSA), na qual você paga uma taxa fixa e recebe uma porção semanal da safra de um fazendeiro local. Eu carreguei para casa sacos reutilizáveis ​​cheios de uma quantidade desanimadora de repolho e couve e depois observei murchar na geladeira. Encontrei uma fonte de ovos frescos e abasteci meu freezer com carne bovina produzida localmente. Mas de alguma forma meus esforços nunca resultaram em jantar. Parecia muito trabalho - e estou ocupado o suficiente, então voltei aos menus de comida para viagem.

Então agora eu digo: melhor ser real do que ideal. Não coloque a barra tão alta a ponto de desistir. Nem todos os alimentos de conveniência são ruins: vegetais congelados podem ser melhores para você do que frescos, por exemplo, já que são congelados assim que são colhidos e não se degradam durante o transporte. E se tomates e feijões enlatados, sacos de salada pré-lavada e vegetais pré-cortados aumentam o consumo de produtos, isso só pode ser positivo. Esqueça o porco, o almofariz e o pilão. Experimente fazer o jantar uma vez por semana e comece a partir daí.

3. Sobre aquele porco no seu freezer ...

Em dezembro passado, o Instituto Nacional do Câncer publicou um estudo com quase meio milhão de homens e mulheres mais velhos mostrando que as pessoas com maior consumo de carne vermelha (cerca de 25 onças por semana) e carne processada (qualquer carne preservada por defumação, cura ou a salga ou a adição de conservantes - incluindo frios e linguiça de frango) têm um risco aumentado de câncer colorretal e de pulmão. O alto consumo de carne vermelha também foi relacionado ao câncer de esôfago, fígado e laringe, e a carne processada ao câncer de bexiga e mieloma. Isso não significa que você precisa se tornar vegano. As pessoas no estudo que comeram apenas 7 ou 8 onças de carne vermelha ou processada por semana (dois hambúrgueres ou um bife grande) não sofreram efeitos nocivos aparentes. Eu acho que uma maneira simples de cortar a carne é comer apenas carne orgânica, sem hormônios, não cultivada em fábricas ou produzida localmente em um mercado de fazendeiros (idem para laticínios e ovos). Eu sei que isso parece perigosamente exigente, mas nós realmente comemos carne demais e, francamente, eu me sinto mal pelos animais fofos e espirituosos forçados a viver seus dias em caixas cheias de seus próprios excrementos.

4. É melhor comer brócolis de cultivo convencional do que nenhum brócolis.

Compre orgânicos quando estiverem disponíveis e acessíveis, porque eles têm menos pesticidas e podem ter mais alguns nutrientes. Ainda assim, não vamos ficar histéricos com isso. A produção varia em seu nível de contaminação por pesticidas: De acordo com o Grupo de Trabalho Ambiental, pêssegos são os piores, enquanto cebolas, abacates e milho congelado geralmente contêm níveis baixos (para obter uma lista completa, acesse Foodnews.org). Mas se você estiver escolhendo entre um biscoito orgânico e um pêssego de cultivo convencional, opte pelas frutas frescas.

5. Trabalhe em seu jogo mental.

Uma crítica dirigida ao Slow Foodies é que eles são elitistas: o estilo de vida que defendem só é possível para aqueles com recursos significativos e muita ajuda. Discordo quanto ao aspecto financeiro. Desde que comecei a cozinhar de novo, comemos por uma semana o que costumávamos gastar em alguns dias. Produtos sazonais e fontes vegetarianas de proteína, como feijão, são baratos em comparação com alimentos preparados e até mesmo cortes de carne de baixa qualidade. E embora meu CSA fosse meio coxo, muitos oferecem pratos bem sofisticados (tomates tradicionais, ervas raras, alfaces infantis) e podem ser uma maneira acessível de se tornar gourmet (acesse Local-harvest.org para encontrar um CSA em sua área). A chave é entrar em contato com seu hausfrau da era da Depressão interior. Ter um conjunto rotativo de refeições (frango assado vira salada de frango vira ossos para caldo vira base para uma sopa minestrone) torna mais automático comprar, cozinhar e decidir o que fazer, e isso reduz o desperdício.

6. Você pode ter seu bolo e comê-lo também, contanto que o assue.

Coma a sobremesa quando quiser, com uma ressalva: você tem que fazer você mesmo, do zero, e comer apenas uma porção por dia. Quero dizer, nenhuma caixa de bolo ou mistura de pudim, nenhuma lata de glacê, nenhum rolo de massa de biscoito. Em vez disso, pegue as xícaras medidoras e a farinha, amoleça a manteiga, estenda a crosta da torta e espere que tudo assue. Depois de comer uma fatia, dois biscoitos ou uma tigela, pare.

7. Ser solteiro não é desculpa.

Pessoas solteiras costumam dizer que cozinhar é muito incômodo. Eu costumava achar que isso era verdade, mas acabei aprendendo a parar de fazer pratos enormes e demorados, como lasanha e potes de sopa, e, em vez disso, me concentro em batidas rápidas. Tudo que você precisa é uma frigideira de ferro fundido e algumas técnicas fáceis de fogão (o livro Waters tem boas instruções), como refogar vegetais, grelhar carne e fritar uma omelete, que levam minutos e são mais fáceis de fazer do que para uma multidão.

8. Ter família não é desculpa.

Na verdade, é um incentivo. Eu caí na rotina de comida porque, depois que tive meu filho, pensei que isso me deixaria fora do gancho para qualquer tarefa doméstica, além de garantir que ele não se queimasse, mutilasse, contusesse, se machucasse ou se lacerasse. Mas deixei de levar em conta como a comida caseira poderia protegê-lo: crianças que comem com os pais na maioria das noites têm menos probabilidade de usar drogas, fumar ou beber. Eles também comem mais frutas e vegetais, obtêm melhores notas e crescem para ter dietas mais saudáveis. Além disso, meninas adolescentes que fazem refeições em família são menos propensas a transtornos alimentares.

Nossa nova dieta saudável ainda consome mais tempo do que nossos velhos hábitos, mas estamos economizando dinheiro, comendo melhor, estamos mais magros (bem, estou grávida de cinco meses, mas meu marido perdeu peso ), e nós conversamos mais um com o outro, em vez de ficarmos perdidos na frente da TV. Podemos não ser perfeitos de uma perspectiva eco-culinária-chique, mas ainda chamo isso de progresso.

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