Dieta do Intervalo

Dieta do Intervalo

standard-body-content '> Caspar Benson / Getty ImagesChame isso de problema de autoridade, mas ouvir que não posso comer alguma coisa - mesmo que seja uma lei autoimposta - traz à tona meu pirralho interior. Qualquer decisão que eu tomar de cortar instantaneamente ativa meu instinto de devorar. Achei que os 'truques' embutidos dos Vigilantes do Peso poderiam ser a resposta, mas perdi minha mesada da primeira semana na segunda-feira. Eu dei uma injeção no 'suco rápido até o jantar' - toda a raiva em Manhattan - e desintoxiquei com sucesso o dia todo, depois fiquei louco de calorias à noite. A certa altura, até mesmo desenvolvi meu próprio plano, a dieta do 'pouco', que me permitia comer porções minúsculas de tudo o que eu queria. Mas quem pode parar em um oitavo de um cheesesteak?

Assim, o jejum, a improvável dieta da moda da moda du jour, parecia uma proposição impossível, impossível - apesar de um excesso de estudos que provaram que o jejum não apenas ajuda a perder peso, mas também melhora o metabolismo, reduz o colesterol, reduz o risco de câncer e doenças cardíacas e retarda o declínio cognitivo associado à doença de Parkinson. Pode até nos ajudar a viver mais, reduzindo os níveis de IGF-1, o hormônio do crescimento responsável pelo envelhecimento.

Por mais ou menos uma década, os cientistas estão em uma corrida para descobrir a maneira mais humana de jejuar - a versão que alcança o máximo retorno com o mínimo de miséria. O jejum em dias alternados (ADF), uma espécie de abordagem 50-50, veio à tona em um artigo de 2005 em The American Journal of Clinical Nutrition isso provou que o jejum, mesmo na metade do tempo, pode trazer benefícios sérios. Quatro anos depois, Krista Varady, PhD, professora de nutrição da Universidade de Illinois em Chicago, publicou um estudo de um FDA um pouco mais tolerante: indivíduos com sobrepeso consumiam uma dieta média (2.000 calorias para mulheres; 2.500 para homens) com 'alimentação' dias, alternando com dias de jejum durante os quais eles podiam comer de 20 a 25 por cento dessa quantidade, na forma de uma única refeição com baixo teor de gordura. Bingo: Ao longo de oito semanas, os participantes perderam de 6 a 8 por cento de seu peso corporal.

Poderia haver uma versão ainda menos brutal? Em 'Eat, Fast and Live Longer', um episódio do programa de ciências da BBC Horizonte que foi ao ar no ano passado, o apresentador Michael Mosley adotou a 'dieta 5: 2': ele comia normalmente cinco dias por semana, consumia 600 calorias ou menos nos dois dias restantes - e perdeu 14 libras em seis semanas. O Salk Institute for Biological Studies em San Diego testou uma variação noturna e diurna: um grupo de camundongos teve acesso à comida 24 horas por dia, sete dias por semana, enquanto outro se alimentou durante as primeiras oito horas do dia e, em seguida, jejuou a partir das 17h. às 9:00 Embora ambos os grupos consumissem a mesma quantidade, os jejuadores noturnos acabaram mais magros e saudáveis ​​do que aqueles que comiam 24 horas por dia.



Ainda assim, meu interesse não foi despertado até que Varady publicou um estudo de acompanhamento do ADF. Desta vez, 17 indivíduos mantiveram a dieta ADF com baixo teor de gordura original, enquanto 15 tentaram algo novo: uma versão com alto teor de gordura. Em vez de, digamos, lasanha Lean Cuisine, eles comeram uma pequena porção da coisa real. Publicado em agosto passado na revista Metabolismo , os resultados foram surpreendentes. Ao longo de oito semanas, os dois grupos perderam a mesma quantidade de peso - em média, 5,8% de sua massa corporal. Aqueles na versão com alto teor de gordura ainda comiam menos do que o normal nos dias de jejum, criando um déficit calórico. E porque eles estavam comendo muita gordura, eles não estavam desesperados para comer demais mais tarde. “Percebemos algum tipo de resposta de saciedade”, diz Varady. 'O corpo começa a reconhecer quando está realmente cheio.'

No primeiro dia do meu jejum em dias alternados, acordei com um soco emocional no estômago. Não, eu não conseguiria comer o pãozinho quente e crocante com cream cheese que desejei durante a noite. Eu teria uma refeição miserável, e nem mesmo naquela por mais quatro horas. Esse jejum, pensei, não vai durar.

No entanto, de alguma forma aconteceu. Por quatro semanas, divido meus dias (e meu calendário social) entre dias de alimentação de 2.000 calorias e dias de 'jejum' de 400 a 500 calorias, geralmente consistindo em uma única refeição na hora do almoço: sopa ou meio sanduíche, uma peça de fruta e um cookie.

Nada sobre o jejum era fácil. Eu estava mal-humorado, muitas vezes cansado. Mas nos dias em que eu não conseguia comer, era um conforto saber que, ao bater da meia-noite, eu poderia ter o que quisesse novamente. E foi libertador parar de contar calorias e fazer trocas. Eu não estava trocando pontos ou mantendo um diário; Eu estava simplesmente comendo.

Mas depois de um brunch particularmente horrendo no dia da alimentação envolvendo mimosas, um sanduíche de frango frito e um lado de bacon, telefonei para a colega de Varady, a candidata ao doutorado Monica Klempel.

'Isso não pode ser uma dieta!' Eu gritei.

- Bem, parece que você está fazendo certo - disse Klempel. O jejum, explicou ela, é uma espécie de jogo mental: a maioria dos participantes nos dois estudos ADF de Varady tendia a pensar que consumia mais calorias nos dias de alimentação do que realmente consumia. Embora aquele sanduíche de frango frito parecesse imperdoavelmente decadente, eu comi apenas metade dele. Isso estava ocorrendo na maioria dos dias de alimentação: assim que superei os desejos iniciais, o desejo natural por frutas e vegetais assumiu. No refeitório do escritório, eu preferia ir em direção ao sushi bar do que à churrasqueira. E a escala foi diminuindo: perdi meio quilo na primeira semana; sete no final de um mês.

Ainda assim, eu também estava exibindo os padrões de um comedor compulsivo, destruindo um prato de nachos em um dia, lutando contra a privação no outro. A respeito… balançado ? A nutricionista Carol Brunzell, RD, representante da Academia Americana de Nutrição e Dietética, compartilha meu ceticismo. 'Qualquer tipo de déficit calórico resultará na perda de peso', diz Brunzell. 'Mas a pergunta de um milhão de dólares é: o que você está aprendendo? Como você pode manter isso? Eu suspeitaria, e odeio dizer isso, que você vai apenas colocar o peso de volta em cima.

Mas Varady, que está atualmente conduzindo o primeiro estudo de um ano sobre a sustentabilidade de longo prazo do ADF, argumenta que as pessoas podem - e devem - permanecer na dieta por longo prazo e que a versão com alto teor de gordura a torna mais viável. “Na verdade, é preciso apenas fazer dieta na metade do tempo”, diz ela. 'As pessoas podem realmente manter isso.'

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