Pele impecável: como tratar veias de aranha prematuras

Pele impecável: como tratar veias de aranha prematuras

standard-body-content '> Getty ImagesAs veias da aranha não são apenas um problema para a vovó - de acordo com Luis Navarro, MD, FACS, o fundador e diretor do Centro de Tratamento de Veias em Nova York, as linhas finas podem começar a se espalhar pelas suas pernas já em seu 27º aniversário. “Cerca de 25% dos meus pacientes começam a ver vasinhos por volta dos 20 ou 30 anos”, diz o flebologista. Aqui, por que os vasinhos acontecem - e como tratá-los a tempo para a temporada de praia.

Causas Possíveis
As veias da panturrilha e do pé empurram o sangue pobre em oxigênio de volta para o coração e os pulmões e são equipadas com válvulas unidirecionais que evitam que o sangue vaze para trás e se acumule. Quando as válvulas se enfraquecem, entretanto, o sangue acumulado aumenta as veias e elas se tornam varicosas ou espinhosas (as veias varicosas são maiores e podem ser dolorosas, enquanto as vasinhos são capilares rompidos logo abaixo da superfície da pele). Além do aumento da idade e de uma predisposição genética, Navarro diz que alterações hormonais, falta de exercícios e sessões regulares de permanência prolongada em pé podem acelerar a incidência desse mau funcionamento venoso.

'Os hormônios femininos enfraquecem a parede da veia - quando você está tomando pílulas anticoncepcionais, seus níveis de estrogênio ou progesterona aumentam, o que pode causar algumas veias da aranha', diz Navarro, acrescentando que 'durante a gravidez, você não só tem mais hormônios femininos, você também tem hormônios hiperativos, útero em crescimento e volume sanguíneo circulante aumentado. Todos esses fatores podem pressionar as veias e aumentá-las. ' Embora a maioria das veias aranha induzidas pela gravidez e varizes tendam a desaparecer dentro de seis meses após o parto, o número de veias anormais aumenta com cada gravidez adicional.

Os músculos relaxados das pernas e a postura em pé por longos períodos também influenciam no desenvolvimento da veia-aranha. Navarro sugere fortalecer os músculos das pernas com três sessões de treino de 20 minutos por semana para melhorar a circulação e diz que esse exercício é especialmente benéfico para quem está constantemente em pé: 'Ficar em pé pode estressar as veias porque elas precisam empurrar o sangue dos pés contra a gravidade todo o caminho até o coração. '



Tratamento
Embora as veias varicosas possam exigir procedimentos mais invasivos, as veias aranhas são frequentemente tratadas com escleroterapia, um processo no qual o médico injeta um composto químico na veia para colapsá-la. 'Vou usar uma solução ou uma combinação de soluções na forma de líquido ou espuma', diz Navarro. Quando questionado sobre a recente aprovação do FDA para o polidocanol, uma solução que tem sido usada na Europa há anos, Navarro é favorável: 'É mais fácil de controlar e administrar e produz resultados excelentes com níveis muito baixos de complicações, como descoloração temporária e ulceração.'

A fim de livrar-se das veias das aranhas a tempo de ir para a praia, Navarro diz que é fundamental que você marque já a sua consulta com um especialista em veias. “As veias podem demorar para cicatrizar após o tratamento”, diz ele. 'Você pode desenvolver algumas manchas pretas e azuis perto da injeção, que podem levar até duas semanas para desaparecer.'

Prevenção
Navarro reitera que a genética é o maior indicador de vasinhos, mas diz que há certas coisas que você pode fazer para ajudar a lutar contra seu destino. Além de exercícios, Navarro recomenda o seguinte para melhorar a saúde vascular de suas pernas:

—Fique com uma dieta pobre em sal e rica em fibras. O sal pode causar retenção de água e pressionar as veias.

—Evite roupas apertadas que restrinjam o fluxo de sangue venoso em suas pernas (pare de se espremer nesses jeans superskinny e não elásticos!).

—Consulte seu médico sobre a adição de certos suplementos dietéticos - vassoura de açougueiro, gotu kola e extrato de semente de castanha da Índia - ao seu regime. Tradicionalmente, acredita-se que estes melhoram a circulação e o funcionamento geral do corpo.

—Elevante as pernas enquanto dorme. Supõe-se que descansar com as pernas de 15 a 20 centímetros acima do coração melhora o fluxo sanguíneo.

- Faça uma massagem nas pernas. Da próxima vez que o seu técnico de unhas oferecer uma massagem prolongada nas pernas com a pedicure, diga que sim!

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