Kajal Desai em Doonya, o treino inspirado em Bollywood - Treino de dança e fitness do Doonya

Bate-papo sobre fitness: Kajal Desai no treino inspirado em Bollywood, Doonya

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Foto: Cortesia de Doonya

Primeiro foi a Zumba, agora há uma versão inspirada em Bollywood da tendência da dança fitness: Doonya (a palavra hindi para 'mundo'). A música e a dança indianas são a base do treino cardiovascular inspirado na dança, criado pelos fundadores Priya Pandya e Kajal Desai.

A dupla fundou o método de exercícios como uma forma de se conectar com sua herança, já que os pais dos dois fundadores nasceram na Índia. A aula de ginástica em grupo combina aeróbica e condicionamento por meio de movimentos de braço e quadril, incorporando a exuberância e a energia do folk indiano, do pop e da dança clássica. ELLE.com conversou com o criador do currículo e estilo de dança de Doonya, Desai, sobre como a dança tradicional indiana como exercício pode ajudá-lo a perder peso e o que saber antes de embarcar em sua primeira sessão de dança Doonya.



ELA: O aspecto da dança de Doonya pode ser um pouco intimidante para alguns. O que precisamos saber antes de fazer nossa primeira aula?

Kajal Desai: Relaxar. Sorriso. Divirta-se. Não pense muito. Você não precisa ser um bom dançarino para dançar. Solte-se e deixe seu corpo desfrutar dos movimentos e da música. Para aqueles que realmente procuram benefícios para o condicionamento físico, pense nos músculos que estão sendo usados ​​e se esforce para colocar 100 por cento [esforço] durante o cardio (levante os joelhos!). Para aqueles que querem apenas se mover e se divertir, você pode fazer isso!

ELA: Existe algum movimento de alongamento pré-Doonya que você recomende?

KD: Alongue os flexores do quadril e aqueça-os. Esta não é uma área que usamos todos os dias e eles tendem a ficar rígidos. Antes de Doonya, é mais importante certificar-se de que seus músculos estão aquecidos e soltos. O aquecimento do corpo é fundamental, em oposição ao alongamento antes da aula. Faça também um grande alongamento de todos os principais grupos de músculos após a aula.

ELA: Como integrar a dança à sua rotina de exercícios pode ajudá-lo a perder peso?

KD: A dança é naturalmente um ótimo treino cardiovascular. A queima de calorias é um componente importante da perda de peso e com Doonya você pode queimar 600-800 em uma hora. A técnica Doonya também integra movimentos com os músculos de uma forma que ajuda as pessoas a ficarem mais fortes e desenvolverem o físico de um bailarino. A construção muscular também aumenta o metabolismo e a perda de peso. Finalmente, Doonya é divertido, por isso é uma motivação natural para se mexer - o primeiro fator necessário para atingir qualquer objetivo de perda de peso.

ELA: Mostre-nos algumas das várias danças e técnicas.

KD: Doonya é baseada em quatro estilos de dança indiana, cada um com seus próprios benefícios e principais grupos de músculos associados. O estilo Bolly-pop apresenta dicas de hip-hop e outras danças com os quadris exclusivos de Bollywood. O estilo Pop Bhangra inclui grandes movimentos de corpo inteiro envolvendo principalmente os ombros, isquiotibiais e quadríceps. O estilo de vila tem tudo a ver com movimentos de alta energia que incorporam movimentos circulares fluidos com graça adicional por meio de flexões nas laterais e quadris. Por último, o condicionamento clássico é baseado nas formas de dança clássica e tradicional mais antigas da Índia. Esses movimentos de baixo cardio permitem o fortalecimento do core, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas.

ELA: Quais são alguns passos de dança inspirados em Doonya que podemos fazer em casa?

KD: Nosso novo conjunto de DVD de três discos apresenta uma aula de uma hora inteira, além de exercícios expressos para dias ocupados com tempo limitado. Você também pode conferir YouTube.com/Doonya para aprender rotinas curtas se você se cansa de ficar sentado em sua mesa e precisa fazer uma pausa em Bollywood.

ELA: Que tipo de técnica de relaxamento você usa para a aula?

KD: O desaquecimento é baseado em dança e ioga, de modo que você ainda permite que a música o mova enquanto diminui sua frequência cardíaca. Nós nos concentramos nos alongamentos do quadríceps, tendão da coxa e panturrilha após a aula por meio de saudações ao sol de ioga. Este também é um ótimo momento para alongar ainda mais a parte superior do corpo através de alongamentos laterais para ajudar a alongá-la. Como os músculos trabalharam muito e estão mais soltos, fazemos alongamentos por mais tempo nessas áreas para alongá-los.

ELA: Quantos dias por semana são necessários para fazer isso para ver os resultados?

KD: Recomendamos três a quatro vezes por semana para ver a perda de peso e o desenvolvimento dos músculos, bem como um aumento na saúde cardiovascular geral.

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