Exercícios para o cérebro: coloque sua mente em forma

Exercícios para o cérebro: coloque sua mente em forma

standard-body-content '> David BurtonQuando se trata de autoaperfeiçoamento, sempre priorizei meu cérebro em vez de meu corpo. Por que perder uma hora correndo em uma esteira como um gerbil com um bando de estranhos suados quando eu poderia passar enrolado em um bom livro? Não sendo obcecado com os 'últimos cinco quilos' reais ou imaginários, nunca tive a motivação necessária para me tornar um regular na academia. Mas acabei de aprender algo que pode mudar minha mente (em mais de uma maneira): o exercício, longe de ser um saco de tempo chato, pode realmente me fazer mais esperto .

Os cientistas sabem há algum tempo que o exercício estimula o crescimento de novas células cerebrais em camundongos, principalmente no hipocampo, a área relacionada à memória e ao aprendizado. Eles também descobriram recentemente que ele aumenta a produção de uma proteína chamada fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que estimula a taxa de ligação das células nervosas para criar novas vias, aumentando a capacidade de armazenamento do cérebro. Colocar seu corpo em movimento faz com que sua mente se mova - tanto aumentando a agilidade mental em curto prazo quanto protegendo contra declínio cognitivo em longo prazo. Pode até mesmo beneficiar aqueles com Alzheimer inicial: em um estudo co-autorado pela pesquisadora de ciências comportamentais da Universidade de Washington, Laura Baker, PhD, em janeiro Arquivos de Neurologia , adultos mais velhos com comprometimento cognitivo leve que participaram de treinamento aeróbico regular mostraram melhora na concentração e nas habilidades multitarefa, enquanto um grupo de controle que passou a mesma quantidade de tempo fazendo exercícios de alongamento de baixo esforço exibiu declínio mental contínuo.

Os melhores resultados para estimular o cérebro vêm de esforços que aumentam a frequência cardíaca - especificamente, correr. Em um estudo conduzido por Charles Hillman, PhD, e publicado no jornal do American College of Sports Medicine, quando os indivíduos foram submetidos a testes de memória antes e depois de sessões de 30 minutos de corrida em uma esteira, levantamento de peso ou sentados quietos, aqueles que correram foram significativamente mais rápidos e precisos na segunda rodada de testes, enquanto os outros não demonstraram nenhuma mudança. “Outros tipos de exercício, como ioga, podem ter um componente meditativo redutor do estresse”, diz Baker, “mas são os exercícios aeróbicos que parecem fazer a maior diferença para o cérebro”.

Existem algumas teorias sobre o porquê disso: uma é que mudanças dramáticas no fluxo sanguíneo podem trazer mais fatores de crescimento para o cérebro de outras partes do corpo, ajudando a flexibilizar os neurônios formadores de conexão, enquanto com uma atividade como levantamento de peso, esses fatores de crescimento tendem a permanecer nos músculos. Outra é que melhora o metabolismo energético, garantindo que o noggin receba glicose e combustível suficientes. E um terceiro - meu favorito - é que ele literalmente limpa a gosma que nos torna estúpidos. Evidentemente, nossos cérebros, assim como nossos corações e dentes, podem sofrer com o acúmulo de coisas ruins. “A lipoproteína de baixa densidade, um colesterol, adere às paredes dos vasos sanguíneos e inibe a troca de nutrientes e oxigênio, portanto, teoricamente, o cérebro não está recebendo o que precisa”, diz Baker. 'É como se deixássemos o encanamento em nossa casa ficar muito tempo sem limpar, nós colocamos um bloco de água em nossas torneiras - isso é basicamente o que está acontecendo em nossos cérebros à medida que envelhecemos. O exercício pode elevar os níveis de lipoproteína de alta densidade, o que muda o perfil lipídico do cérebro, ao mesmo tempo que força o sangue pelos canos um pouco mais rápido. '



Com que frequência precisamos pular na esteira para colocar nossos cérebros da melhor forma possível? Em geral, o que é bom para o coração é bom para a mente: um estudo recente da Duke University descobriu que indivíduos de meia-idade que malharam apenas 30 minutos, três a quatro vezes por semana e comeram uma dieta saudável, apresentaram uma melhora de 30 por cento na função mental após quatro meses. 'Sessões únicas de exercício podem aumentar temporariamente a função cognitiva', diz Hillman, 'e os dados mostram que fazer exercícios regulares ao longo do tempo pode aumentar tanto a massa cinzenta quanto a branca no cérebro e fazer uma grande diferença no quão bem você processa e rastreia as informações, permaneça na tarefa, e alocar seus recursos mentais. ' Quem não gostaria disso? Sempre suspeitei que os adeptos da academia soubessem algo que eu não sabia. Acontece que eles devem saber bastante mais.

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