Aumentar a imunidade é um mito perigoso

Aumentar a imunidade é um mito perigoso

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Os contos mitológicos, de Aquiles a Drácula, têm suas raízes na imunidade. E desde os primeiros dias da medicina, os médicos têm confiado em metáforas - usando imagens como exércitos, orquestras, comunidades, clima e jardins - para tentar explicar o que é, de fato, um sistema extremamente complicado que controla a saúde e o bem-estar virtualmente cada aspecto do corpo humano. New York Times jornalista Matt Richtel , autor de Uma defesa elegante: a extraordinária nova ciência do sistema imunológico , o descreve como o Festival da Vida. Nosso sistema imunológico existe dentro e ao redor de nossos corpos, diz ele, com organismos e agentes enxameando por toda parte, de nosso intestino ao volante de nosso carro - alguns benéficos, outros mais perigosos. Microorganismos como fungos e bactérias e invasores infecciosos como vírus são os destruidores da festa. Nosso sistema imunológico funciona como uma força de trabalho de zeladores e operários, expulsando os hóspedes desordeiros e indesejáveis ​​e limpando sua bagunça.

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O Festival da Vida poderia facilmente descrever nossas vidas antes desta pandemia - antes que o novo coronavírus, com sua letal coroa pontiaguda, destruísse nossa existência festiva como a conhecíamos. Alguns especialistas prevêem que o vírus retornará em ondas neste outono e depois, então é melhor proteger os seguranças enquanto podemos. E com isso, não quero dizer fortalecer ou impulsionar seu sistema imunológico. Em vez disso, ele precisa ser equilibrado e otimizado, para que funcione conforme foi projetado.

Não existe tal coisa como aumentar a imunidade

        Aumentar o sistema imunológico é um conceito perigoso e mal concebido e provavelmente nem mesmo possível, diz Richtel, citando a pandemia COVID-19 como um excelente exemplo. Quando a maioria das pessoas está gravemente doente, os sacos de ar nos pulmões ficam inflamados e se enchem de líquido, dificultando a passagem do oxigênio. É a resposta imunológica excessivamente zelosa do corpo, que envia artilharia - proteínas chamadas citocinas, células imunológicas como células T e células B (também conhecidas como linfócitos), macrófagos e outros - para atacar o vírus. O resultado é chamado de tempestade de citocinas, uma cascata de respostas inflamatórias que causam estragos no equilíbrio do nosso corpo. Um sistema imunológico confuso e hiperativo também se manifesta em doenças autoimunes, como doença celíaca, asma, alergias, artrite reumatóide, doença de Crohn e esclerose múltipla. Mais forte nem sempre é melhor.



        Alguns fatores do sistema imunológico estão além do nosso controle, como envelhecimento (uma vez que a imunidade diminui à medida que envelhecemos), genética e gênero. Embora as mulheres sejam mais suscetíveis a doenças autoimunes e tenham maior probabilidade de desenvolver Alzheimer (que alguns pesquisadores acreditam que também pode ser causado por um sistema imunológico hiperativo), as mulheres também tendem a se defender de vírus e bactérias de forma mais eficaz, o que é sustentado por sua mortalidade mais baixa taxa de COVID-19.

        Mas existem fatores que podemos influenciar, principalmente nutrição, exercícios, controle do estresse e sono. Se você já se perguntou se sua rotina diária pode realmente fazer a diferença, considere o herpes labial ou a afta, que podem aparecer do nada quando você está estressado, não dorme bem ou se alimenta mal. Seu sistema imunológico baixa a guarda (uma metáfora de castelo fechado?), E voilà, a infecção viaja de onde estava se escondendo nas células nervosas até a boca.

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        A imunidade está diretamente ligada ao que você come

        Por que a dieta é tão importante? Setenta a 80 por cento do sistema imunológico vive no intestino, diz Will Bulsiewicz, MD , gastroenterologista em Charleston, Carolina do Sul, e autor de Fibra alimentada: o programa de saúde intestinal baseado em plantas para perder peso, restaurar a saúde e otimizar o seu microbioma . Há literalmente apenas uma única camada de células que separa o microbioma intestinal de nosso sistema imunológico. Eles estão em comunicação constante. Ele acredita que otimizar o microbioma intestinal é a melhor maneira de apoiar a imunidade. Bulsiewicz diz que a fibra, derivada de plantas como frutas, vegetais, grãos inteiros, feijão, nozes, sementes e legumes, é o coração e a alma da cura do intestino. Ele também é obcecado por brotos de brócolis, dizendo que eles têm 100 vezes os fitoquímicos ativos dos brócolis. Ele cita um estude publicado no jornal Imunidade em que camundongos com gripe receberam uma dieta rica em fibras e melhoraram sua função pulmonar, mas aqueles em uma dieta pobre em fibras tiveram mais danos ao tecido pulmonar e morreram mais rápido. Uma dieta rica em fibras pode mudar o que acontece em seus pulmões em resposta a um vírus, diz ele.

        Curar o intestino reduz a inflamação, que é uma resposta imunológica, diz Mark Hyman, MD , autor de 16 livros sobre dieta e saúde, incluindo o seu mais recente, Food Fix . As doenças inflamatórias, como doenças cardíacas, diabetes e câncer, começam no intestino. A tempestade de citocinas tem muito a ver com o intestino: se entendermos como manter nosso intestino saudável, seremos mais resistentes às ameaças virais. Ele sugere alimentos prebióticos, como folhas de dente-de-leão, alho, cebola, alho-poró, aspargos, maçãs, cevada, aveia, raiz de bardana, semente de linhaça, algas marinhas e jicama; e alimentos probióticos ou fermentados, como chucrute, kimchi, missô, tempeh, kefir e iogurte, todos os quais podem ajudar a restaurar as bactérias saudáveis ​​do microbioma.

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        Embora o júri ainda não tenha decidido sobre a eficácia dos suplementos, muitos especialistas acreditam que os antioxidantes (como as vitaminas A e C e o beta-caroteno) e a vitamina D auxiliam na imunidade. Nutricionista baseada em L.A. Serena Poon , que aconselha clientes como Kerry Washington, recomenda picolinato de zinco, óleo de orégano, folha de urtiga, quercetina e astrágalo, bem como uma mistura de óleos orgânicos terapêuticos em um difusor, como sálvia selvagem, orégano selvagem, tomilho selvagem, baía selvagem folha, canela e cominho. E cogumelos como reishi e cordyceps (eu dou Quatro Sigmatic Mushroom Coffee como presentes para amigos) aumentam a imunidade em alguns estudos limitados. (Certifique-se de verificar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento dietético.)

        O que não comer é igualmente vital. O açúcar suprime a imunidade e aqueles que correm o risco de níveis elevados de açúcar no sangue - como os diabéticos - têm mais dificuldade em controlar as infecções, que prosperam com o açúcar. Hyman diz que alimentos processados, junk food, açúcares, amido, gorduras ruins, sal, espessantes como goma xantana, sal e aditivos químicos terão um efeito adverso no microbioma, criando inflamação. Ele continua dizendo que você tem 10 vezes mais probabilidade de morrer de COVID-19 se tiver doença cardíaca, sete vezes mais probabilidade se tiver diabetes (um em cada dois americanos tem diabetes ou é pré-diabético, observa ele), e três vezes mais provável se você for obeso.

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        O tipo certo de exercício pode fortalecer seu sistema imunológico

        Mesmo que perder peso não seja uma preocupação, o esforço físico é fundamental. O exercício tem enormes benefícios anti-envelhecimento e capacidades de fortalecimento imunológico. O exercício muito ativo faz os sirtuins subirem, diz Robert Huizenga, MD , um médico em Beverly Hills que você deve se lembrar da NBC’s O maior perdedor . Sirtuins são um grande sistema de controle dentro do corpo que reduz o nível de inflamação. Se houve um momento para ficar em forma, comer de forma saudável e eliminar a gordura central do estômago, é esse. Ele sugere jejum intermitente combinado com corrida, caminhada rápida em ladeiras, natação e pular corda, bem como treinamento de força e intervalo. O exercício aeróbico também ajuda a reduzir a formação de placas nas artérias, mantendo os níveis de HDL mais elevados.

        O estresse pode baixar a guarda do seu sistema imunológico

        Você deve saber que o estresse nos coloca no modo de lutar ou fugir, o que estimula o sistema nervoso simpático e os hormônios do estresse como adrenalina, norepinefrina e cortisol. Quando isso acontece, estamos focados em lutar contra o leão à nossa frente, não contra o vírus, diz Richtel. Meditação, exercícios respiratórios, ioga, gratidão e atenção plena são maneiras comprovadas de acalmar o sistema nervoso e manter o estresse sob controle, para que nossos corpos não sofram como resultado.

        Estudos sugerem que estados mentais negativos, como ansiedade e solidão, também afetam as respostas imunológicas. Os casais com um relacionamento conturbado podem ter mais estresse e depressão, um caminho para a desregulação imunológica, inflamação e problemas de saúde. E, nessa situação, o divórcio pode realmente ser benéfico para a imunidade. (Os casais também podem começar a compartilhar algumas características relacionadas ao gene, como seu microbioma.) Steve Cole, PhD , professor de medicina, psiquiatria e ciências biocomportamentais na UCLA School of Medicine, estudou a ligação entre solidão e expressão gênica e descobriu que a solidão pode afetar a resposta inflamatória de um gene e nossa capacidade de lutar contra doenças. (Um estilo de vida estressante também pode fazer com que o corpo libere o excesso de norepinefrina, que destrói as células produtoras de pigmento dos folículos capilares, causando cabelos grisalhos prematuramente.)

        O estresse muitas vezes interfere com uma boa noite de sono, o que pode ter efeitos desastrosos em nossa saúde. Se as pessoas não dormem à noite, seu relógio interno fica perturbado, o que tem todos os tipos de consequências para a inflamação e nosso sistema imunológico, diz Huizenga. A melatonina é o hormônio chave aqui, que está definitivamente conectado à regulação imunológica, observa Hyman, e até mesmo à restrição do câncer. Ele diz que essa pode ser uma das razões pelas quais as crianças, que naturalmente têm níveis mais elevados de melatonina, podem não correr risco de infecção grave ou morte por COVID-19.

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        Pratique uma boa higiene (mas não exagere)

        Outra maneira de manter os penetras do lado de fora é ficar escrupulosamente limpo. Embora muitas das bactérias que circulam dentro e ao redor de nós sejam úteis para o funcionamento do corpo, não é uma má ideia tentar minimizar os germes estranhos prejudiciais (daí a constante esfregar as mãos para lavar o novo coronavírus). Seja cuidadoso ao lavar regularmente suas roupas, sua casa (os ácaros podem causar alergias!) E os alimentos que você compra, como verduras para salada, que podem conter salmonela ou E. coli. Claro, a eliminação excessiva de bactérias boas também não é aconselhável, como no caso dos antibióticos que eliminam a flora amigável do intestino.

        Amanda Chantal Bacon , fundador e CEO da empresa de bem-estar Moon Juice , é a prova viva de que todos esses hábitos podem resultar em um sistema imunológico otimizado. Eu coloquei uma condição auto-imune [de Hashimoto] em remissão quando meus médicos me disseram que isso não era possível. Como? Mudando conscientemente minha vida drasticamente, ela diz, basicamente fazendo todas as opções acima.

        Quanto ao futuro, diz Bulsiewicz, existem outras ideias promissoras, como probióticos personalizados e planos dietéticos personalizados com base em seu microbioma individual. Mas muitos acreditam que temos as ferramentas agora. Huizenga ressalta que, se existe uma vacina conhecida e segura para um vírus, como existe para o HPV, compre. Muitas pessoas não. Já sabemos o que é necessário para ajudar a consertar o sistema imunológico: otimizar nossa saúde em todos os aspectos, diz Hyman. Só precisamos fazer isso.

        Este artigo aparece na edição do verão de 2020 da ELLE.

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