Beautiful Dreamer: Nightmares podem ser apagados magicamente?

Beautiful Dreamer: Nightmares podem ser apagados magicamente?

standard-body-content '> Beautiful-Dreamer-1 Karen CollinsSubo em um ônibus municipal lotado e me sento em um assento atrás do motorista. Nós decolamos, seguindo por estradas empoeiradas e rodovias cercadas por árvores exuberantes e cheias de clorofila, cruzando pontes que balançam em cabos grossos. Mas quando chegamos, fico surpreso. Onde estamos? Não tenho bagagem. E sem dinheiro. Minhas mãos vasculham nervosamente meus bolsos, meus olhos examinam os rostos de meus companheiros de viagem; Eu começo a suar, balbuciar desculpas ao motorista, o coração batendo forte.

E então, convenientemente, eu acordo. É um sonho, claro - um que tive várias vezes por semana durante o calor do verão passado. Nas primeiras vezes em que acontecia, eu rolava e sussurrava para meu namorado adormecido, Michael: 'Tive aquele sonho de novo, o do ônibus'. Suas pálpebras permaneceriam pesadas e ele murmuraria 'Hmm', como se nada - dormindo ou acordado - pudesse ser menos interessante.

Havia pouco mistério sobre por que eu estava preso naquele passeio para lugar nenhum. Minha vida estava um tumulto: eu estava prestes a desistir de um emprego querido e me mudar com ele para Washington, DC, onde esperava embarcar em uma carreira tão esperada como psicoterapeuta. Mas o resíduo de solidão e irresponsabilidade do sonho me distraiu ao longo do dia - quando eu deveria chamar um entrevistado, digamos, ou bater uma panela do fogão - e, ao anoitecer, me deixou exausto. 'Se sonhar um pouco é perigoso', escreveu Proust certa vez, 'a cura para isso não é sonhar menos, mas sonhar mais, sonhar o tempo todo.' Eu não tinha tanta certeza disso.

Acontece que pelo menos um grupo de pessoas na terra estava realmente, sinceramente empolgado para falar sobre minha viagem noturna para lugar nenhum: pesquisadores do sono e dos sonhos. Nesse conjunto, minha experiência coincidiu com um grande debate. São os tradicionalistas, que seguem a crença compartilhada de Freud e Jung de que a análise e a interpretação dos sonhos são críticas para processar e desembaraçar os problemas de alguém, em comparação com um número crescente de terapeutas cognitivo-comportamentais e médicos do sono que acreditam que nossa mente consciente pode controlar e adaptar nossos sonhos. podemos desempacotar e nos livrar deles (e dormir melhor) com relativa velocidade.



O consertador rápido de maior perfil pode ser Barry Krakow, MD, fundador da PTSD Sleep Clinic no Maimonides Sleep Arts & Sciences center em Albuquerque, Novo México. Cracóvia defende uma abordagem chamada terapia de ensaio de imagens (IRT), baseada na noção de que, ao reescrever ativamente nossos sonhos por meio da visualização, podemos mudar suas narrativas depois de adormecermos. Quer sejam veteranos do Iraque recém-retornados ou donas de casa desesperadas, pacientes que sofrem de pesadelos (geralmente um produto de estresse pós-traumático, mas também como resultado do meu tipo de 'ansiedade medíocre', ele me conta por telefone) ou distúrbios como apnéia do sono, passar noites na clínica de quatro quartos de Cracóvia e se submeter a sessões de terapia em grupo e individuais ao longo de algumas semanas. Os pacientes articulam seus pesadelos e então, com o incentivo de Cracóvia, repetidamente os reinventam, geralmente sob uma luz diferente. Se um jovem soldado sonha em ser perseguido pelas plumas de um IED explodindo, por exemplo, ele pode imaginar a brisa do Pacífico ou mesmo a rajada fria de um ar condicionado - o que ela achar mais reconfortante.

Cracóvia fez sucesso com um jornal de 2001 em The Journal of the American Medical Association sobre um julgamento de 168 mulheres que sofrem de PTSD (97 por cento foram estupradas ou abusadas sexualmente). Os pacientes que participaram de três sessões de IRT ao longo de uma semana relataram, três meses depois, uma redução significativa na intensidade e frequência de seus pesadelos - além de uma queda de 65% em outros sintomas, como ansiedade, irritabilidade e flashbacks. Os membros do grupo de controle, que continuaram com as formas anteriores de tratamento - psicoterapia, grupos de apoio - relataram mudanças 'insignificantes' em seus sonhos.

Em casa, sento em minha mesa, fecho meu laptop e meus olhos, e imagino o sonho revisado que já anotei: saio de um Saab vermelho-batom e caminho em direção a uma enseada de areia, a água do lago batendo em meus dedos dos pés . Meus amigos estão sentados, olhando para mim, em um banco próximo. Espere - olhando? Eles não deveriam estar fazendo piquenique? Recomeçar. Abra o laptop. Reveja, com piqueniques. E pratique. Repetidamente. Cracóvia recomenda entre cinco e 20 minutos por dia, embora ele diga que 'até dois minutos' pode funcionar. Mas 20 parece uma eternidade. Depois de alguns dias, ainda estou no ônibus.

Karen Collins

Embora o trabalho de Cracóvia com vítimas de trauma seja amplamente admirado, muitos de seus irmãos temem que seu tratamento rápido possa alterar o processo saudável que é o próprio sonho - o equivalente emocional de trapacear em nossos impostos. Suspeito que é por isso que o IRT não funciona comigo, apesar de poder reescrever sonhos muito mais traumáticos do que os meus. Quanto mais meu sonho persistia, mais eu ficava convencido de que ele estava tentando me dizer algo.

Na verdade, a ideia de que os sonhos oferecem instantâneos de nossa saúde mental geral é algo com que a maioria dos pesquisadores do sono concorda. Estudos de varredura cerebral mostram que durante o sono REM, o sistema límbico do cérebro, que controla as emoções, é iluminado como o céu noturno de quatro de julho. Eric Nofzinger, MD, pesquisador de neurociência da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, diz que o sistema límbico também controla 'nossos impulsos primitivos e instintivos' - corroborando a teoria de Freud sobre o sonho como uma metáfora para nossas necessidades intrínsecas (sexuais e outras). Mesmo pessoas com sono saudável costumam ter três ou quatro sonhos por noite, principalmente durante o REM, que se tornam mais intensos ao longo da noite.

Deirdre Barrett, PhD, psicóloga da Harvard Medical School e editora-chefe do Dreaming: Jornal da Associação para o Estudo do Sonho s, sugere que talvez eu precise resolver qualquer problema que meu sonho esteja apresentando. “Os sonhos são uma forma de trabalhar em tarefas de longo prazo em um estado cerebral diferente”, Barrett me diz. Sua pesquisa, principalmente com estudantes universitários, tem se concentrado em como nossas habilidades de resolução de problemas são ativadas pelos sonhos. “As pessoas visualizam melhor as coisas dormindo do que acordadas”, diz ela. 'Em nossos sonhos, somos melhores em pensar fora da caixa e pior em uma lógica linear rígida.' Barrett me conta que Salvador Dalí pediu para ser acordado lentamente do sono, com cheiros, e usou as impressões com que acordou em suas pinturas; nos anos 90, o físico de Harvard Paul Horowitz usou seus sonhos para ajudar a resolver brechas no planejamento e na produção de enormes telescópios que ele projetou.

Barrett ajudou a desenvolver um processo chamado incubação de sonhos: em um estudo, os participantes foram instruídos a escrever antes de dormir um quebra-cabeças que ela designou, semelhante a uma equação de lição de matemática, e a pensar ativamente sobre o problema antes de adormecer. Eles então escreveram o conteúdo de seus sonhos assim que acordaram. (Eles nem mesmo podiam sentar-se antes de escrever, pois o movimento pode diminuir a lembrança dos sonhos.) Depois de uma semana, metade deles teve um sonho sobre o tema de seu problema, enquanto um quarto teve um sonho que o resolveu. (Todos foram desencorajados de pensar sobre o quebra-cabeças durante as horas de vigília.)

Naquela noite, eu disseco meu sonho em um bloco de notas: 'Por que estou sozinho? Eu quero dinheiro para pagar a viagem. ' Parece um pouco bobo, exigir respostas do meu eu inconsciente. Mas adormeço pensando no motorista do ônibus: vou dar uma olhada no rosto dele? Ele vai se perder?

Certa manhã, escrevo: 'Motorista - papai?' Outro: 'Indo para casa'. Aha! (Uma manhã, é simplesmente 'Sorvete nas calças'.) Depois de uma semana, a 'incubação' confirma o óbvio - que estou lutando contra as mudanças na vida - mas não bane o sonho. Na verdade, muitos terapeutas dizem que alguns sonhos recorrentes causados ​​por ansiedade não resolvida nunca se dissipam totalmente. 'Freqüentemente tenho o sonho de ser reprovado na graduação', diz Clara Hill, PhD, uma psicóloga que estudava o trabalho dos sonhos na Universidade de Maryland, que estudou pela última vez no final dos anos 60. 'Eu entendo isso como uma pista - algo está acontecendo que eu preciso prestar atenção neste momento.'

É justo; Eu quero uma visão, mas também quero seguir em frente. E então eu dou uma tentativa final, recorrendo a um tipo totalmente diferente de especialista. Lauren Lawrence é uma analista dos sonhos de Manhattan, de fala direta, alvejada, de 275 dólares por hora (mais a taxa de consulta inicial), que supostamente trabalhou com Madonna e Michael Douglas e que atualmente é colunista de sonhos do New York Notícias diárias . ('Eles me disseram que eu não posso responder a mais sonhos insignificantes, o que é uma pena. Esses são os mais interessantes.') Ela é uma freudiana de coração - 'mas não na medida em que tudo é sexual' - e ela pede detalhes nas memórias de infância de seus clientes, crises e vitórias recentes e objetivos para o futuro para contextualizar os sonhos. Ela também trabalha rápido: depois de um breve relato do meu sonho, Lawrence, cujas sessões geralmente duram cerca de uma hora, diz enfaticamente: 'É um sonho de relocação, com certeza, mas também tem a ver com dirigir. Você está fazendo uma coisa corajosa, começando uma nova vida; você está se perguntando se pode chegar onde deseja. Você está determinado a descobrir para onde está indo, quem está dirigindo, o que significa que está redefinindo como controla sua própria vida. Ela faz uma pausa. - Você pode estar de luto também.

Lawrence atinge algo que ressoa: minha ambição - aquele instinto que tenho muito medo de perder depois de passar meus 20 anos subindo na escada corporativa - pode estar se manifestando, registrando sua reclamação sobre minhas escolhas recentes. Mas, em sua opinião, o sonho também tem uma tendência positiva; pode evocar possibilidades mais felizes. Essa é a parte a que estou me agarrando, pelo menos, e na semana após a nossa conversa, meu sonho finalmente começa a desvanecer. Em seu lugar, porém, surge um novo fio condutor: consigo um emprego assustador em uma clínica de saúde mental em DC e começo a sonhar com canetas meio comidas, ligações perdidas, uma cadeira vazia que se esconde na borda de cada cômodo. “É tão bom demorar-se nas pequenas coisas nos sonhos como nas grandes”, diz Lawrence. - Eles também têm uma poesia adorável.

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